“SÍNODO” DAS FAMÍLIAS FRANCISCANAS

 


As Famílias Franciscanas de Assis, na Itália, organizaram um itinerário quatrienal (2015/2018) com o objetivo de caminhar juntas e crescer na comum vocação e missão franciscana. Trata-se de dar continuidade ao esforço de comunhão entre as quatro Ordens devido a aproximação de duas festividades importantes na história franciscana: o VIII Centenário do “Perdão de Assis”, em 2016; e o V Centenário da bula do Papa Leão X Ite vos, em 2017.

Destes esforços nasceu a ideia de um “Sínodo” das Famílias franciscanas, onde suas atividades começaram em 2015 e se estenderá até 2018. Tem sido um momento forte de experiências e de comunhão fraterna onde a enriquecedora pluriformidade das diferentes famílias da Primeira Ordem e da Terceira Ordem Regular, através do diálogo, do discernimento fraterno e das iniciativas de evangelização, lançam as bases de um novo impulso do processo que, em continuidade com o passado recente, se propõem desenvolver no futuro o crescimento na fidelidade criativa ao carisma, juntamente com um testemunho mais incisivo e construtivo.

Este Itinerário quatrienal foi dividido da seguinte forma:

– 2015: “Iluminai as trevas do meu coração” (OC): um ano de preparação, durante o qual procuramos “recordar” e “compreender” alguns aprofundamentos, de caráter histórico-crítico, dos acontecimentos da Ordem e seu desenrolar pluriforme, refletidos à luz da atual visão teológica da Vida Consagrada e através das categorias de interesse comum, hoje, para os Frades (fraternidade, autoridade, liberdade, etc.). Momento central será a assembleia fraterna, que encaminha, oficialmente, o itinerário plurianual. Como Família Franciscana, deveremos chegar a partilhar um documento/documentário, que será a base para pôr à luz o sentido dos acontecimentos, inclusive os conflitivos, e recolher as reações dos frades, por meio de um questionário. 

– 2016: “O que não perdoamos plenamente, Senhor, fazei-nos perdoar plenamente” (PN 8):  2016 é o centenário do Perdão de Assis, durante o qual, além de celebrar o evento, convidaremos os frades e as Fraternidades a fim de acolham novamente a visita do Senhor Ressuscitado e sua salvação. Proporemos que as comunidades realizem jornadas penitenciais de tomada de consciência, de pedido de perdão e de acolhida alegre da misericórdia, que poderão se traduzir em gestos de mútua benevolência, fruto de renovado Pentecostes. Poderemos, assim, chegar a manifestar a reconciliação entre nós e a dar testemunho do amor fraterno na jornada de 11 de julho, data dos 500 anos da publicação do breve Romanum Pontificem (11 de julho de 1517 – Após apelos de soberanos e autoridades civis, o Papa Leão X, com essa missiva, convocava o “Capítulo generalíssimo” para Pentecostes de 1517, a fim de resolver definitivamente todas as pendengas entre os franciscanos da I Ordem). Em tal contexto, celebraremos o perdão e anunciaremos o evento mais significativo de 2017: o “Capítulo generalíssimo”.

– 2017: “E ama-os em tudo isso; e não queiras que sejam cristãos melhores” (Mn 7): o centenário da bula Ite vos, também denominada Bolla unionis, a qual, no entanto, causou a separação, será dedicado à Fraternidade. Ao aprofundar os aspectos relacionais, sob o ponto de vista da minoridade, com atenção especial seja à dimensão intersubjetiva e testemunhal, seja às relações institucionais  e assimétricas, desejamos ressaltar o estilo da vida fraterna e viver, de 29 de maio (data em que, há 500 anos foi publicada a Ite vos) a 2 de junho, um evento ad instar Capituli, para confrontar-nos e discernir, na escuta do Espírito. O momento culminante será nossa peregrinação ao encontro do Papa Francisco, no dia 29 de novembro (aniversário da publicação da Regra), a fim de sermos reconfirmados no carisma recebido por Deus, há 800 anos, e receber novamente da Igreja, como Fraternidade da I Ordem, a Regra, a ser entregue aos Ministros gerais.

– 2018: “Quero mandar-vos todos ao Paraíso!” (Diploma de Teobaldo: Refere-se à indulgência da Porciúncula, documentado pelo bispo Teobaldo de Assis): o último ano será dedicado à evangelização, na tentativa de abrir de par em par os nossos horizontes ao futuro, alegres por anunciar a salvação. A missão, movida pela compaixão, por renovada e re-motivada paixão pela salvação dos irmãos, de cada pessoa, se traduzirá concretamente na realização de projetos compartilhados e escolhidos em “Capítulo”, que expressem a beleza da inteira Família franciscana, unida pela mesma inspiração originária e única finalidade. A redação de um tipo de documento pós-sinodal, sucessivo ao caminho de fé feito em conjunto, será a síntese da experiência vivida e da reflexão, que será repassada às “novas gerações” para os possíveis desdobramentos. 

https://www.youtube.com/watch?v=fvBjl_W_6gQ

Segue um trecho da Carta de Apresentação da Conferência dos Ministros Gerais da Primeira Ordem Franciscana e da TOR onde incentivam as Famílias Franciscanas de todos os países a criarem itinerários semelhantes:

 

Caros Irmãos, o que moveu as Famílias franciscanas de Assis, compartilhado e abençoado por nós, Ministros Gerais, consideramos como “um sopro do Espírito”, um “novo apelo” para todos nós que seguimos Jesus, respaldados também pela própria Regra de São Francisco de Assis.

Enquanto os Frades de Assis prosseguem no caminho que se propuseram, desejamos que toda a nossa Ordem os olhe com atenção e siga o seu exemplo com criatividade, buscando itinerários semelhantes, em âmbito nacional ou regional. Nesse caminho seremos ajudados por uma série de informações, provenientes de Assis, ideias e sugestões a serem copiadas ou nas quais podemos inspirar-nos a fim de inventar algo de significativo nos lugares onde vivemos. Em algumas das iniciativas fortes, uma por ano, vos convidaremos explicitamente a fazer-vos presentes e participar do evento. 

Portanto, convidamos todos e cada um, quais membros de uma única grande Família religiosa, a assumir a responsabilidade de colaborar nesse projeto, mediante a oração e caridade ativa e a disponibilidade dos recursos pessoais, a fim de que o mesmo chegue a bom termo.  

Vossos Ministros e Servos