CELEBRAÇÕES FRANCISCANAS NO SEMINÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (TOR) – JUNTO COM A ORDEM FRANCISCANA SECULAR SÃO DAMIÃO DE MOGI MIRIM

 

Tudo começou no dia 03/10 com a celebração do trânsito de São Francisco. O Presbitério foi ricamente ornamentado pelos formandos Crismem e Carlos junto com Frei Paulo e Ismael da OFS. Esse anos decidimos por uma celebração mais interiorizada que terminou com a exposição e Benção do Santíssimo.  Para celebrarmos o dom da vida e aprendermos a aceitar a morte como irmã, caminho único para a ressurreição.

 

04 de outubro

É com muita alegria celebramos o Santo de Assis que fascina a todos pelo seu jeito simples de ser: pobre, serviçal, gratuito, fraterno e, por conseguinte, menor. Doou-se inteiramente de maneira serena, fez de sua vida a mais bela oferta de amor. Foi pequeno, menor para entender a grandeza do outro, não atropelando a sua dignidade. Cultivou um profundo respeito para com a pessoa humana, construindo fraternidade no amor. Tornou o Evangelho vivo e encarnado comprometido com o pobre, o oprimido e o marginalizado. Que possamos reler nossa realidade com os olhos de Francisco percebendo que a ação transformadora de Deus passa pelo coração dos homens. Frei Paulo preparou uma exposição com imagens de São Francisco e nós da OFS oferecemos bolo para os participantes da celebração.

 

FRANCISCO O MISSIONÁRIO – Celebrado na Paróquia Bom Jesus  (05/10/2019)

O tema do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco é: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. O objetivo do Mês é despertar em medida maior a consciência e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

Não se pode meditar sobre as missões sem lembrar-se de alguns homens e mulheres que se destacaram como verdadeiros missionários na História da Igreja. Um dos maiores exemplos disso foi a pessoa de São Francisco de Assis, que compreendeu bem a Palavra de Jesus e se fez obediente, colocando-se disponível, integralmente, para anunciar aos homens e ao mundo a Boa Nova do Evangelho. Primeiro ele viveu aquilo que Jesus ensinou, depois, também nos ensinou o que é pobreza evangélica, amor, dedicação, caridade, vivência em comunidade e em família.

 

Ao olhar para São Francisco podemos ver com toda clareza o que é ser um verdadeiro discípulo e missionário de Cristo. Assim, a Igreja, legítima missionária do Senhor, nos convida a uma profunda reflexão, principalmente neste mês de outubro, sobre esse mandado de Jesus, para que sejamos verdadeiramente missionários, ajudando a propagar o Evangelho e os ensinamentos deixados por ele através da Igreja. Comecemos rezando forte e continuamente pelas missões no mundo. Vamos dobrar nossos joelhos em oração, pois este é o primeiro passo para sermos os melhores missionários da Igreja de Jesus. Como disse a poetisa: Somo feitos de retalhos. Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela nossa e que vamos costurando na alma. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas nos acrescentam e nos fazem ser quem somos.

 

CELEBRAÇÃO DE SÃO FRANCISCO E AS CRIATURAS (06/10/2019)

São Francisco tinha uma grande amor por todas as criaturas, carinho pelos animais, pelas aves, por todos os elementos da natureza, que fez dele o patrono da ecologia. Uma ecologia não teórica, mas de louvor, de respeito pela obra do Criador.

Ao lavar as mãos, Francisco o fazia de tal modo que não colocasse os pés sobre a água derramada. Caminhando sobre as pedras, fazia-o com amor e respeito. Ao irmão que ia cortar lenha, recomendava para deixar alguns ramos. Ao irmão hortelão pedia que não ocupasse todo o chão com plantas comestíveis, mas deixasse em pedaço para flores e plantas de cheiro. Francisco afirmava que toda criatura diz e clama: “Foi Deus que me criou por causa de ti, ó homem”. Acariciava e contemplava com afeto a todas criaturas. Todas existiam para lembrar ao homem de louvar o Criador.

Admirava o irmão Fogo: não gostava que apagassem lâmpada acesa, que se jogassem brasas pela janela, mas queria que fossem colocadas delicadamente no chão, por respeito Àquele que criou o fogo. O sol, a luz e o fogo eram admiradores acima de tudo.

Ensinou-nos há tantos séculos a tão moderna e terapêutica oração de louvor: ”De manhã, quando nasce o sol, todos devem louvar o Senhor por ter criado a luz, que nos ilumina na escuridão”.

Falava com as plantas, os animais, as aves, a natureza, os astros, o granizo, como se fossem pessoas e lhes falava de Deus. Muitas vezes, estas conversas terminavam em êxtase.

Tudo isso era simbólico: a partir de uma realidade material chegava a uma realidade espiritual. Assim, a água que purifica, lembrava a penitência que purifica; a solidez da rocha em que nós apoiamos, lembrava a força de Deus que é o nosso apoio; a beleza e a ternura de uma flor recém-aberta lembrava-lhe a ternura do coração divino.

Por tudo isso, o dia da festa de São Francisco é o dia da ecologia, do meio ambiente. Que nesse eucaristia nos devolva para nossa casa e para o mundo, com uma fé renovada e um grande desejo de arrumar tudo aquilo que aqui vamos experimentar.

E assim foi nossa homenagem ao grande São Francisco, não tenho foto mais tudo isso terminou num grande e harmonioso churrasco entre a TOR e OFS.