A iniciativa da distribuição de alimentos para os moradores em situação de rua na cidade de Mogi Mirim nasceu de um casal da OFS, Patrícia e André. Ao invés de comemorarem o aniversário de matrimônio com um jantar e entre amigos, eles resolveram fazer algo diferente e mais fraterno.

Patrícia, André e Frei Paulo, no dia 14 de junho de 2021 saíram pelas ruas entregando alimentações para os irmãos e irmãs carentes que encontravam pelas ruas de Mogi Mirim. Esta iniciativa agradou a muitas pessoas que também assumiram este compromisso, dando maior visibilidade a esta promoção social.

Ao sabermos que os frades realizavam o mesmo serviço no Largo de São Francisco em São Paulo, capital, entramos em contato com o Frei Marcelo Toyanski, OFMCap, coordenador nacional do JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação). Foi à partir desta conversa que implementamos em Mogi Mirim o Pacto pela Vida e pelo Brasil. Trata-se de um projeto assumido pela CNBB e diversas instituições, entre elas, a Família Franciscana que em abril de 2020 articularam este projeto em seus regionais.

O Pacto pela Vida e pelo Brasil tem por objetivo: tomar iniciativas concretas e emergenciais, diante da pandemia, que agravou a pobreza, jogando na sarjeta, muitos irmãos e irmãs.

Em Mogi Mirim criamos 4 grupos (mais ou mesmo 35 participantes) que todas as quartas-feiras saímos pelas ruas levando o amor de Jesus aos irmãos em situação de rua, através de alimentação, agasalhos, cobertores, palavras e gestos de carinho a estes nossos irmãos.
Nesta terça-feira, dia 14 de junho de 2022, nos reunimos para um Celebração Eucarística, com a presença dos 4 grupos, benfeitores, simpatizantes, seminaristas, Frei Paulo e Frei Agostinho, no Seminário Franciscano de Mogi Mirim.

Foi um dia de agradecimento a Deus por ter nos escolhido e enviado a este serviço, como também, de agradecimento aos grupos e aos benfeitores pela dedicação e compromisso. Neste dia, estreitamos mais os nossos laços de amizade, realizamos troca de experiências e fortalecimento de nossos ânimos para darmos continuidade a este serviço, unidos e alegres, pois amanhã (quarta-feira) sairemos novamente levando o amor de Jesus.

Recebemos muitas mensagens de congratulações e apoio vindas de vários irmãos e irmãs simpatizantes de: São Paulo, Santa Catarina, Manaus, Holanda, Portugal, Mogi Guaçu, de Dom José de Lima do Mato Grosso, Frei Marcelo OFMCap., Frei Agostinho e outros que sabem e acompanham nossa missão.

E terminamos nossa Celebração Eucarística recebendo algumas lembrancinhas, tais como: rosa branca, sinal de leveza, beleza e Paz; copo personalizado para matar a sede de nosso povo sedento; sementes para semear amor.

Encerramos nossas atividades com uma confraternização. O amor de Deus e dos irmãos aquecendo a noite fria. E assim comemoramos nosso 1º ano de Pacto pela Vida, fortalecendo nossa missão de continuarmos levando o Amor de Deus aos nossos irmãos.

Paz e Bem!
Frei Paulo Eduardo