FOTO: @Christianalbi

 Irmãos e irmãs em São Francisco de Assis

Todos  os anos celebramos a festa de São Francisco de Assis, é uma oportunidade de renovação da nossa vocação franciscana. Celebramos este ano o 800º aniversário da Fundação da Ordem Terceira Franciscana, secular e regular, a Regra “Memoriale Propositi” (1221-2021). Agradeçamos a Deus pela família franciscana terciária. São 800 anos de história de fé de homens e mulheres que se dedicaram a Deus para viver o Evangelho, seguindo o exemplo de São Francisco. A Ordem Franciscana Secular (OFS), com as suas fraternidades, reúne homens e mulheres espalhados pelo mundo para viver o Evangelho e testemunhar a fé, segundo a sua vida pessoal, a sua profissão, a sua vocação. Muitas congregações femininas passaram pelo tempo para dar testemunho fiel do espírito de São Francisco de Assis.  A Ordem Terceira Regular masculina seguiu a mesma Regra. Portanto, eles formam uma grande família franciscana. Todos com o mesmo princípio: viver o Evangelho com espírito de penitência-conversão, de humildade, de fraternidade. Uma espiritualidade que parte do Evangelho e que encontra em São Francisco de Assis um modelo sempre dinâmico e aberto aos apelos de Deus. Uma espiritualidade voltada para os valores humanos mais profundos da vida, solidariedade, fraternidade, justiça, paz e caridade. Uma espiritualidade que se abre à harmonia e ao respeito pela Criação. 

Aproveitamos esta festa de São Francisco para dar graças a Deus por estes 800 anos da Regra “Memoriale Propositi”, que se celebrou no Santuário de Notre Dame de la Drèche no dia 12 de setembro. Nesta ocasião, com um imenso espírito de gratidão, queremos agradecer aos irmãos e irmãs franciscanos e às Clarissas. E também, os fiéis do nosso santuário. Esta celebração será uma etapa na história da família franciscana. Neste pequeno Santuário de Notre Dame de la Drèche, sob a responsabilidade dos Frades, TOR, desde 1860, vivemos um dia de Celebraçao, de ação de graças, de partilha e conhecimento. A celebração eucarística foi presidida pelo Frei Jacques ALBERT-TOR e concelebrada pelo frei Hilario VALCANAIA, TOR; Frei Bernard-Marie CERLES, Vigário Custodial dos frades Conventuais da França e Bélgica; Frei  Philippe BACHET, OFMC- Capuchinho. – assistente espiritual regional do OFS. Agradecemos também a participação: Do Irmão-frei Jean Louis GALAUP, Franciscano OFM de Toulouse; Irmão frei Jean Paul LAURENT, OFM de Brive; as Irmãs Clarissas de Mur en Barrez e Millau; as Irmãs Franciscanas de Rodez e Toulouse; Fabienne MEZIE, Ministra Regional da Ordem Franciscana Secular; as Fraternidades Seculares (OFS) de Moissac, Montauban, São Gaudens, Albi, Ste Claire e São Damião de Toulouse; os Trabalhadores de São Francisco.

FOTO: @Christianalbi

Ficamos honrados com a presença de Pierre MORACCHINI, doutor em história franciscana, acompanhado de sua esposa Elise, vindos de Paris. Pierre nos presenteou com uma palestra muito documentada, apoiada por numerosos exemplos históricos, arquitetônicos  sobre a TOR, antes da Revolução Francesa.

Nossos agradecimentos a Gerard e Christian pelo trabalho realizado na preparação deste dia, pela iluminação na Igreja, a edição do vídeo que nos permitiu, naquele dia, estar em comunhão com os Irmãos da TOR no Brasil e com nosso Ministro geral, Frei Amando TRIJULLO CANO, que nos enviou uma bela mensagem de perseverança. 

Temos a certeza que o Espírito Santo esteve presente e, claro, São Francisco e Santa Clara. É com espírito de fé que confiamos o futuro da família franciscana e das Clarissas à São Francisco e a Santa Clara. Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine e nos mantenha sempre UNIDOS! Vamos invocá-lo nesta Semana Missionária Mundial que está muito próxima, para que o Senhor desperte vocações, aqui e no mundo, pedimos ao nosso frei  GALIBERT,  um grande missionário  na Diocese de Cáceres MT.  Que a Santa Mãe de Deus, Nossa Senhora da Drèche, interceda por nós!

 Obrigado a todos pelo sucesso deste dia maravilhoso com a participação de cada um de vocês.

Feliz festa de São Francisco de Assis!

Frei Hilario VALCANAIA, TOR.