Podemos considerar que o trabalho vocacional é uma prioridade nossa aqui em Nova Olinda. No mês de janeiro frei Faustino teve a grata satisfação de ir ao encontro dos jovens em suas casas e aproveitou para conhecer a aldeias de alguns deles. Entendemos que neste Ano Vocacional não podemos dar trégua!!! Por isso, estamos empenhados em buscar rapazes para compor o nosso seminário. Na verdade, somos poucos e temos que nos empenhar!

Ouvi essa história de uma Religiosa: “numa Diocese havia alguns padres que se redobravam nos trabalhos paroquiais. A falta de padre era visível, então, o bispo percebendo a luta de alguns, determinou que seria obrigação de cada pároco trabalhar para mandar jovens ao seminário, pelo menos um jovem, senão, perderiam seus cargos. Todos deram suas desculpas e saíram da reunião não com as desculpas, mas com o compromisso de levar adiante o que o bispo havia dito e no ano seguinte as paróquias haviam mandado jovens que foram se formando. Cada padre e agora cada jovem motivava outros para fazerem a convivência e a experiência no seminário. Tanto a comunidade como os padres muito se alegraram, porque diziam eles: “é possível ter outros vocacionados que assumirão nossos trabalhos!”.

Eu ouvi essa história e sempre tiro delas as lições para o nosso pastoreio. Na verdade necessitamos de jovens para que encontrem sua vocação!

Formandos: René, Zacarias, Kedson e Weligton iniciaram no dia 6 de fevereiro o Aspirantado na Fraternidade formativa e os estudos acadêmicos em Manaus.

Esse ano mais dois jovens adentraram a nossa casa de formação! Ressaltamos que vieram da estrada, da roça e eram líderes em suas comunidades. Os pais são gente simples e sempre se mostraram a favor da entrada de seus filhos no seminário. Continuamos a acreditar e creditar confiança. Tudo, porém, tem seu preço! Mas continuamos acreditando! E nesse contexto contamos com quatro jovens da região indígena, a quem sempre acreditamos. Porém, se há uma disposição a partir dos jovens, porque não acreditar? Nós acreditamos!

No Ano Vocacional conclamamos a todos os irmãos para que nos unamos em oração com a Igreja do Brasil neste ano, pois a fortaleza e a perseverança na oração nos facilitará ainda mais o trabalho vocacional!

Fr. João Bosco Saldanha Colares – TOR

Nova Olinda do Norte – AM