Espiritualidade
OS PRINCIPAIS COMPONENTES DA ESPIRITUALIDADE PENITENCIAL
A Terceira Ordem de São Francisco: “leva assim a sua vida a partir da convergência de duas correntes espirituais: primeira, o testemunho evangélico de São Francisco, e depois, o movimento penitencial”. Podemos, assim, afirmar que os elementos da espiritualidade penitencial foram fazendo parte integrante do dom espiritual que pertence ao Santo de Assis: ele assimilou estes elementos em seu próprio carisma.
Na Terceira Ordem, que teve o seu início com São Francisco, há alguns elementos novos que não estavam presentes no movimento antes penitencial e há também elementos provenientes da espiritualidade penitencial. Esta categoria dupla desses elementos estabelece o padrão que caracteriza a Terceira Ordem de São Francisco.
A “Penitência”, tal como se desenvolveu no carisma penitencial-franciscano é composta e explicada pelos dois principais elementos característicos:
– ‘Conversão contínua’, no sentido bíblico de “metanoia” ou seja, um redirecionamento de si mesmo em direção a Deus, como um tender constante para Ele, o que implica deixar para trás a vida instintiva, que gira em torno de si mesmo, e a realização de uma vida em que Deus é o centro da atividade e aspiração;
– Caridade ativa e eficaz, em nome dos irmãos e irmãs em Cristo, uma caridade ativa estendido para aqueles que têm mais necessidade dela, a dedicar de si mesmo de várias maneiras para as ‘obras de misericórdia’, tanto espiritual e corporal.
Estes dois elementos formarão as bases da vida e espiritualidade dos penitentes que seguiam Francisco de Assis. A primeira “Regra dos Irmãos e Irmãs da Penitência”, chamada Memoriale Propositi, foi editada em 1221 através da colaboração de São Francisco com o cardeal Hugolino, e no n. 21 fala do homem religioso que irá instruir os irmãos e irmãs em suas reuniões mensais.
O documento diz: ele deve “exortar e fortalecê-los a perseverar em sua penitência e de colocar em pratica as obras de misericórdia”.
Permaneceram intactos através dos séculos estes elementos que estabelecem o carisma da Terceira Ordem e foram automaticamente inseridos nas muitas congregações de irmãs franciscanas que surgiram a partir do século XV até ao presente.
Espiritualidade
OS PRINCIPAIS COMPONENTES DA ESPIRITUALIDADE PENITENCIAL
A Terceira Ordem de São Francisco: “leva assim a sua vida a partir da convergência de duas correntes espirituais: primeira, o testemunho evangélico de São Francisco, e depois, o movimento penitencial”. Podemos, assim, afirmar que os elementos da espiritualidade penitencial foram fazendo parte integrante do dom espiritual que pertence ao Santo de Assis: ele assimilou estes elementos em seu próprio carisma.
Na Terceira Ordem, que teve o seu início com São Francisco, há alguns elementos novos que não estavam presentes no movimento antes penitencial e há também elementos provenientes da espiritualidade penitencial. Esta categoria dupla desses elementos estabelece o padrão que caracteriza a Terceira Ordem de São Francisco.
A “Penitência”, tal como se desenvolveu no carisma penitencial-franciscano é composta e explicada pelos dois principais elementos característicos:
– ‘Conversão contínua’, no sentido bíblico de “metanoia” ou seja, um redirecionamento de si mesmo em direção a Deus, como um tender constante para Ele, o que implica deixar para trás a vida instintiva, que gira em torno de si mesmo, e a realização de uma vida em que Deus é o centro da atividade e aspiração;
– Caridade ativa e eficaz, em nome dos irmãos e irmãs em Cristo, uma caridade ativa estendido para aqueles que têm mais necessidade dela, a dedicar de si mesmo de várias maneiras para as ‘obras de misericórdia’, tanto espiritual e corporal.
Estes dois elementos formarão as bases da vida e espiritualidade dos penitentes que seguiam Francisco de Assis. A primeira “Regra dos Irmãos e Irmãs da Penitência”, chamada Memoriale Propositi, foi editada em 1221 através da colaboração de São Francisco com o cardeal Hugolino, e no n. 21 fala do homem religioso que irá instruir os irmãos e irmãs em suas reuniões mensais.
O documento diz: ele deve “exortar e fortalecê-los a perseverar em sua penitência e de colocar em pratica as obras de misericórdia”.
Permaneceram intactos através dos séculos estes elementos que estabelecem o carisma da Terceira Ordem e foram automaticamente inseridos nas muitas congregações de irmãs franciscanas que surgiram a partir do século XV até ao presente.