Home
             

Chamado de Deus

"Vem e segue-me!"

A vocação é um Dom de Deus. Deus dá para quem ele quer a vocação. Não é nossa competência dar vocações para pos outros. Vocação não se distribui. Quando falamos em vocação, estamos falando do chamado que Deus faz para cada pessoa. Quando dizemos que cada um de nós tem um caminho, um plano que vem de Deus para ser realizado, estamos falando

de vocação. Trata-se de um chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana. Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus. Deus elege por causa de algumas pessoas da comunidade e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia. É um gesto gracioso de Deus que visa à plena humanização do ser humano. É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando à construção do Reino de Deus. É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
Vemos na mensagem do Evangelho um convite contínuo para seguir Jesus: vem e segue-me (Mt 9,9; Mc 8,34; Lc 18,22; Jo 8, 12). Isso diz respeito ao seguimento da prática de Jesus. É uma iniciativa gratuita, uma proposta que parte de Deus e impulsiona o interior de cada pessoa para que livre e conscientemente responda ao plano de amor de Deus.
O chamado de Deus, cujo chamamos de vocação, se distingue entre vocação fundamental e vocação específica. A Vocação Fundamental diz respeito ao nosso grande primeiro chamado que é a vida gerada no seio de uma determinada família, seguindo com o chamado para sermos cristãos e viver a santidade pelo sinal de Deus que recebemos no batismo. A Vocação Específica é a maneira própria de cada pessoa realizar a sua Vocação Fundamental, como leigo, religioso ou sacerdote.
Enfim, Deus chama a cada pessoa, chama pessoalmente e chama para desempenhar um papel concreto dentro da comunidade, de acordo com os seus dons – carismas. O ministério dentro da nossa Comunidade Cristã é a estruturação de um carisma: sacerdócio, catequese, liturgia, ministro da eucaristia, animador dos jovens, etc. A um o espírito dá o dom da sabedoria, a outro o da ciência, a outro o da fé, o dom das curas, das profecias, do discernimento... (1Cor 12,8 ss.). O Chamado de Deus sempre surge dentro da Comunidade, em função da Comunidade, e exige uma resposta concreta, generosa e heróica de todo cristão. Esse Chamado não é para o egoísmo, para o fechamento, mas para a abertura, para a doação, para servir a comunidade, sempre em uma atitude orante, pois a oração é a primeira condição para a descoberta do Chamado de Deus.


(cf. Texto Base do Congresso Vocacional de 1999)

 

 


Votos Franciscanos

Etapas da Formação

Projeto do Serviço de Animação Vocacional da TOR no Brasil

Deseja participar? Então click aqui e efetue seu cadastro!

Home