Pela primeira vez, superiores das quatro Ordens Franciscanas no Brasil deixam mensagem de Natal

 

No dia 10 de abril deste ano que vai chegando ao fim, o Papa Francisco recebeu no Vaticano os quatro Ministros Gerais das Ordens Franciscanas: Frei Michael Perry OFM, Frei Mauro Johri OFMCap, Frei Marco Tasca OFMConv e Frei Nicholas Edward TOR. Este gesto pode parecer simples, mas foi muito profético e, para nós franciscanos, muito significativo.

Os Ministros Gerais já desenvolvem projetos em comum, como o já concluído processo de unificação da Universidade Franciscana, entre os Frades Menores, os Capuchinhos, os Conventuais e os da TOR, e outros a serem executados, como a fraternidade na Terra Santa e em outros lugares. 

Nas datas comemorativas de nossa Igreja, como nas festas do nosso Pai Seráfico São Francisco e a Páscoa, aqui no Brasil, temos o hábito de deixar uma mensagem para aqueles que nos acompanham em nossos trabalhos. Neste Natal, a exemplo dos nossos Ministros Gerais, decidimos realizar um feito inédito para as quatro obediências: nos unimos para deixar uma mensagem que fala sobre esperança e encontro. O Papa Francisco insiste em convocar uma Igreja em saída. Só unindo forças conseguiremos concretizar este desejo.

Mesmo com a dificuldade de conciliar as agendas, foi possível realizar a gravação na Paróquia Imaculada Conceição, dos frades capuchinhos, no centro de São Paulo, diante do presépio. O clima não poderia ser melhor, a graça deste primeiro encontro abriu novos horizontes para futuros projetos juntos.

A mensagem de Frei Fidêncio, Ministro Provincial da OFM, Frei Nestor, Definidor da OFMConv, Frei Alain Héven, Ministro Provincial da TOR, e Frei Carlos Silva, Ministro Provincial da OFMCap, fala da simplicidade de Deus, que se fez menino não entre reis e rainhas, num palácio cheio de riqueza e luxo, mas entre os pequenos, na periferia, onde devemos buscar o Senhor, junto aos marginalizados e oprimidos do nosso tempo. Eles também recordam do drama dos milhões de refugiados e em como suas histórias se cruzam com a da Família de Nazaré, que também precisou deixar tudo para fugir do Rei Herodes, símbolo do poder. Ainda recordam que o Natal nos fala da simplicidade das coisas de Deus e não de mesas fartas e corações vazios ou presentes caros e falta de amor e caridade.

Muitas foram as ações, no Brasil e fora daqui, de união entre os franciscanos: Capítulo das Esteiras em Aparecida (unindo mais de 1.000 franciscanos), missa de São Francisco, Encontro dos Irmãos Leigos Franciscanos.

Os representantes das 4 obediências encerram a mensagem desejando que o próximo ano seja mais um ciclo de encontro, assim como foi 2017, com sementes de união plantadas por todos os lados.