ENCONTRAR-SE PARA ENCONTRAR O SENTIDO DA VOCAÇÃO

Nos Encontros Vocacionais do Seminário Franciscano da Terceira Ordem Regular em Mogi Mirim/SP, que ocorrem todo primeiro domingo de cada mês, buscamos levar aos jovens, coroinhas e acólitos, das Paróquias Senhor Bom Jesus do Mirante e São Benedito, uma perspectiva do que vem a ser trabalhado no decorrer do determinado mês.

Fazendo, assim, com que o jovem reflita seu papel dentro da Igreja, não como aquele que faz somente parte, mas como aquele que é parte.

No mês de agosto contamos com a presença da Pastoral Familiar da Paróquia São Benedito, que se responsabilizou por partilhar experiências sobre o conteúdo do subsídio “A Hora da Família: família e desafios atuais”, com os pais dos jovens participantes do encontro.

Fizeram então uma leitura e reflexão da Sagrada Escritura, dando incentivos de bate-papo sobre os desafios com os jovens e a tecnologia dos tempos atuais, lembrando a tamanha importância dos pais na construção de uma família justa e solidária, além disto, ainda mostraram a posição da igreja com referência ao assunto e ao aborto, e outros temas que arraigam nossos dias.     

Já o mês de setembro contou com a presença de uma irmã da congregação das Irmãs de Santa Maria Madalena de Postel, Postelianas, de Leme/SP. Ela trouxe o convite vocacional às jovens que sempre participam do encontro.

Abordamos também a importância da Leitura Orante e seus passos:

Leitura – O que o texto diz? Ler na Bíblia, reler, tornar a ler, respeitar o texto tal como ele é, sem interpretações precipitadas, sem achar que já conhece esse texto, como pela primeira vez, atento às palavras, repetições, quem aparece, em que lugar, o que faz, o que fala…

2º – Meditação – O que o texto me diz? Repetir de memória, o que foi lido e compreendido. O que Deus falou no passado e o que está falando hoje, através deste texto? Ruminar à própria vida e a realidade pessoal.

3º – Oração –  O que o texto me faz dizer a Deus? Oração pessoal ou comunitária, expressão espontânea de nossas convicções e sentimentos mais profundos.

4º – ContemplaçãoQual o meu novo olhar? Não é algo intelectual, que se passa na cabeça, mas é um agir novo que envolve todo nosso ser. Faz aderir um “jeito novo” de ser, viver, ver e assumir a vida.

A Leitura Orante se torna uma atitude continuada no dia a dia por uma ação transformadora – pessoal, comunitária, social, mundial.

E encerramos o encontro com a Santa Missa, presidida por Frei Cristiano Piva Oshiro, TOR.

Leandro Uber, Postulante