PARÓQUIA SÃO JORGE ACOLHE FREI JOSÉ MARIA COMO NOVO PÁROCO

 

O novo pároco da Paróquia São Jorge, frei José Maria Botelho foi empossado pelo arcebispo metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani na noite deste domingo, 3/2, na igreja matriz de São Jorge.

Diante de uma assembleia composta por fieis de todas as 10 comunidades que formam a paróquia, frei José Maria renovou seus votos vocacionais e assumiu o compromisso de, ao lado de frei Faustino Fernandes, continuar a caminhada de evangelização que os frades franciscanos imprimiram na paróquia, sobretudo, nos últimos anos.

A santa missa presidida pelo arcebispo metropolitano contou com a concelebração dos frades Agostinho Oderizzi e Faustino, e com a presença de frei Geraldo King e do padre jesuíta, Paulo Tadeu Barausse. Festiva, a celebração teve início com a entrada das imagens dos santos que representam as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) – Capela Nosso Senhor Jesus Cristo, São José, Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião – e as comunidades – São Dimas, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Clara, Sant’Ana, São Francisco e São Jorge – que formam a paróquia.

Dom Sérgio, em sua homilia, falou sobre duas características essenciais aos vocacionados religiosos e que resumem o trabalho realizado pelos frades franciscanos na Paróquia São Jorge e falou também sobre a vida religiosa do, agora ex-pároco de São Jorge, frei Agostinho: convicção e caminhada. “Na Paróquia São Jorge, com suas comunidades, há convicção sobre a importância do trabalho pastoral, sobre a necessidade da caminhada. Isso é reflexo da condução dos frades dessa paróquia e também características de frei Agostinho, que sempre foi e é um homem de convicções e caminhada. Tenho certeza de que será assim também neste novo desafio”, disse.

E continuou sua homilia exortando a assembleia a fazer da igreja, dos locais de oração “Casa do Pão e Casa da Vida”, em alusão a necessidade imperativa de colocarmos Jesus Cristo, seu corpo, seu sangue, sua Palavra, seus ensinamentos e exemplos como centro da caminhada de evangelização. Após a homilia, Dom Sérgio renovou os votos de frei José Maria, deu-lhe boas-vindas e o empossou, oficialmente, como pároco e membro da Arquidiocese de Manaus.

Frei José Maria, por sua vez, falou que há muitos anos nutria o desejo de vir para o Amazonas, porém, todas as vezes em que fazia o pedido aos seus superiores era enviado para missões cada vez mais distantes. Mato-grossense de nascimento, frei José Maria serviu por quase 10 anos na França e por cerca de oito anos no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo. Sereno em sua fala, frei José Maria agradeceu pela acolhida e exortou os fiéis para que se mantenham firmes na caminhada de fé.

“Agradeço a todos pela acolhida que tive na Paróquia São Jorge. Eu e frei Faustino estamos à disposição de todos para o trabalho pastoral com que nos comprometemos em nossa vida sacerdotal. Peço que todos da paróquia continuem nos ajudando na evangelização, nessa bonita caminhada. Que Deus possa nos abençoar a todos”, falou.

Frei José recebeu no altar do Senhor alguns dos símbolos celebrativos da Igreja Católica e também uma sandália e uma rede como presentes de boas-vindas ao Amazonas. Ao final da Santa Missa, no pátio da igreja, foi preparada uma festa partilhada e que contou com a presença de dezenas de fiéis de pastorais, movimentos e comunidades da Paróquia São Jorge.

Por Michele Gouvêa

Fonte: www.paroquiadesaojorge.com.br