VISITA DA RELÍQUIA E IMAGEM PEREGRINA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

 

Ao entardecer do dia 03 de agosto de 2019, sob um céu vibrante e multicores, o Berrante anuncia a chegada de nosso querido Francisco de Assis, o tão esperado visitante. No portal de entrada da cidade de Poconé, em meio à multidão de paroquianos, a comitiva de cavaleiros se adiantaram para fazer a colhida aos irmãos da Fraternidade Santa Izabel da Hungria e da Relíquia e Imagem Peregrina de nosso Pai Seráfico, conduzindo-a aos braços do povo poconeano.

Rostos e vozes emocionadas em um coro improvisado, os participantes cantavam alegremente: “São Francisco rogai por nós, intercedei à Deus por nós”, pedindo bênçãos para a querida Cidade Rosa. Frei Rogério de S. Correia, Frei José Carlos C. Paz, ambos franciscanos da Terceira Ordem Regular e a Professora Terezinha M. do Carmo, ministra da Fraternidade São Francisco do Pantanal, ocupam o lugar de anfitriões da grande festa. Ao som do berrante, de buzinas, de cânticos e de orações, os cavaleiros abriram caminho, seguidos de pessoas a pé, de bicicletas, de motos e carros, em direção à Comunidade São José, no bairro Boa Esperança, onde também as comunidades São Judas e Bom Pastor esperavam a Relíquia de São Francisco para a primeira Celebração Eucarística em solo poconeano. Conforme programação, ao chegar na Comunidade, foi contemplada a Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora e em seguida a Santa Missa, presidida pelo Frei Rogério de Souza Correia e concelebrada pelo Frei Leodir Carraro, OFM, de Cuiabá. Terminada a Celebração, a Relíquia e a Imagem Peregrina foram conduzidas até a casa dos frades onde foi servido, com muito carinho, um jantar aos visitantes e às irmãs da OFS. As palpitações, as expectativas do grande “Encontro” foram substituídas por uma calmaria, uma serenidade, uma doce paz que só a presença de São Francisco poderia nos proporcionar: Francisco de Assis já está entre nós.

Ao amanhecer do dia 04 de agosto, mais ou menos às 6:00 hs, carros e pessoas se aglomeravam em frente à Igreja Matriz, para conduzirem a Relíquia e Imagem Peregrina ao Monumento de São Francisco de Assis em meio ao Pantanal, onde aconteceu uma Celebração Ecológica com o tema: “Conversão Ecológica”, dirigida pelo Frei José Carlos C. Paz. Esta celebração acontece duas vezes ao ano, preparada pela Fraternidade São Francisco do Pantanal, como forma de louvar o Deus da Vida e chamar a atenção de todos pelo cuidado da nossa “Casa Comum”, especialmente, o Pantanal. Atendendo aos grandes apelos feitos pelo Papa Francisco, esta celebração levou aos  participantes uma reflexão sobre a importância de uma conversão ecológica face a uma ecologia integral, onde ser humano e natureza se completam. Apesar do frio incomum nesta região, como e com Francisco e com todas as criaturas, louvamos o Deus Criador na imensidão do Pantanal. Como é o costume, houve o “café da manhã partilhado” e animado pelo canto da natureza, enquanto ressoava em nossos ouvidos o anúncio: “A Mãe Terra é dom de Deus…É jardim pra cultivar!”… No retorno do Monumento, conforme a programação, chegamos à Fazenda da Esperança às 10 horas para a Celebração Eucarística preparada pelos irmãos que ali vivem, perseverantes na busca de recuperação e resgate de suas dignidades.  No mesmo dia, às 18 horas, as Irmãs da Ordem Franciscana Secular, dirigiram a Coroa Franciscana com a comunidade paroquial, preparando para a Missa às 19 horas. Presidida pelo pároco, Frei Cristiano P. Oshiro, TOR, esta Celebração dominical com a Relíquia e Imagem Peregrina de São Francisco de Assis, contou com representação de todas as comunidades urbanas e algumas rurais.

A manhã do dia 05 de agosto foi marcada pelo encontro dos irmãos da OFS com a Relíquia e Imagem Peregrina de São Francisco. Momento de reflexão, dirigida pelo Assistente Espiritual, Frei José Carlos e de uma íntima e pessoal conversa com nosso Pai Seráfico, fortalecendo nosso carisma e o compromisso assumido em relação à Regra e Vida dos Franciscanos Seculares. No período vespertino, aconteceu a visita da Relíquia no Hospital Geral de Poconé, sendo muito bem acolhida por todos, católicos e evangélicos. A visita começou na Capela com uma Celebração dirigida a todos os doentes e ao encerramento, a Relíquia foi levada a todas as dependências do hospital, abençoando os enfermos, os funcionários e os ambientes. Ao término, o Frei José Carlos dirigiu uma bênção franciscana a todas as pessoas que estavam na sala de espera do Pronto Atendimento Médico, agregado ao Hospital. “Irmão dos pobres e doentes, rogai por nós”!

Na hora do crepúsculo, a Relíquia foi levada à Comunidade Água Viva, onde as comunidades, São Paulo e Santa Terezinha esperavam para a Oração da Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora e em seguida, a Celebração Eucarística. Na simplicidade da Capela e das pessoas, Francisco deixou sua bênção e a mensagem de Paz e Bem.

Na manhã do dia 06 de agosto, atendendo ao convite da presidência, a Relíquia foi visitar a Câmara de Vereadores da cidade, abençoando aquela Casa de Leis, os Parlamentares e todos aqueles que ali trabalham.  Continuando, foram visitadas as casas de várias pessoas doentes impossibilitadas de se locomover. No período vespertino, de acordo com a programação, a Relíquia foi conduzida até o Lar dos Idosos onde fomos acolhidos pela Coordenação da casa e pelos Vicentinos e junto de todos, Frei Rogério dirigiu uma celebração aos idosos, aos doentes e a todos que se dedicam ao resgate da dignidade daqueles irmãos vulneráveis e indefesos.  

Saindo do Lar dos Idosos a Relíquia de São Francisco foi levada à Casa de Acolhida “Vovó Mazinha”, onde tivemos uma calorosa acolhida pelas crianças, Professores e Pais, ao som da música “Paz e Bem”. A seguir, cantaram mais músicas, apresentaram danças e uma encenação ecológica. Frei Rogério, José Carlos e as meninas da OFS também cantaram, animando as crianças, seus pais e professores presentes. Terminada a visita, seguimos em procissão para a Comunidade Luz do Mundo, Igreja de São Benedito, onde a Relíquia estava sendo esperada também pela Comunidade São João Batista. Ao som da dança do Siriri, tivemos uma acolhida alegre e calorosa, pelos jovens da comunidade. Às 18 horas foi contemplada a Coroa Franciscana pelas pessoas presentes. Às 19 horas deu início a Santa Missa presidida pelo Pároco Frei Cristiano, TOR.

O dia 07 de agosto amanheceu ensolarado, iluminado como a claridade de Santa Clara, anunciando que, a tão esperada visita de Francisco em sua casa, a Comunidade São Francisco de Assis, seria repleta de bênçãos e graças. No período matutino a Relíquia e Imagem Peregrina foram levadas a visitar diversas pessoas enfermas, especialmente aquelas que serviram à Deus na Comunidade. Foram momentos de grande emoção, fé e oração.  No turno vespertino, de acordo com a programação, a visita aconteceu na APAE de Poconé, onde Frei Rogério rezou, brincou e abençoou as pessoas portadoras de necessidades especiais e todos os presentes naquele lugar. Prosseguindo, a visita se deu na “Casa da Sopa”, obra social da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada no Bairro Jurumirim, que tem a função de evangelizar, orientar e alimentar crianças advindas de famílias com baixo poder econômico e financeiro, da região. A visita transcorreu num clima de oração, alegria e descontração. Tudo muito bonito. A partir das 17:30, catequizandos, catequistas e outras pessoas caminharam em procissão com a Relíquia e Imagem Peregrina, da Igreja Matriz até a Comunidade São Francisco, no Núcleo Cidade Rosa, para a Celebração Eucarística. Foi grande a alegria e o carinho dos fiéis em celebrar o Santo Padroeiro. Diante de tão grande emoção, corações acelerados, uma pergunta invadiu nossas mentes: “Senhor, que queres que eu faça?”. 

Dia 08 de agosto, dia da despedida do nosso Ilustre Visitante. Durante a manhã, Frei José Carlos e as Irmãs da OFS levaram a bênção da Relíquia e imagem Peregrina a vários enfermos da Comunidade Matriz, também à sede do Conselho Tutelar. Após o almoço as visitas continuaram, chegando à Capela da Imaculada Conceição onde as Irmãs Azuis e seus alunos receberam a Relíquia com muito carinho e juntos com as irmãs da OFS, contemplaram a Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora. O último dia da visita foi coroado com uma Celebração Eucarística, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a Padroeira da Cidade, juntamente com a Comunidade Boa Nova e todas as comunidades, pastorais e movimentos paroquiais. Esta linda Celebração foi presidida pelo Frei Rogério que fez o Envio das pessoas que no dia seguinte levariam a Relíquia e Imagem Peregrina até as Irmãs Clarissas, no Mosteiro das Sete Alegrias em Araputanga-MT. O período em que São Francisco passou em Poconé, foi uma oportunidade ímpar, muito valiosa e nos ajudou a reacender a chama da fé, aprofundando nossa espiritualidade e fazendo florescer nosso Carisma.

No raiar do dia 09 de agosto, os dois Frades e parte do Conselho da Fraternidade São Francisco do Pantanal, seguiram em direção à cidade de Araputanga, levando a Relíquia e a Imagem Peregrina de São Francisco de Assis ao encontro das Irmãs Clarissas, chegando por volta de 11 horas. As Irmãs e um grupo de pessoas estavam à espera para celebrar a chegada de tão importante visita. Frei Rogério presidiu a Santa Missa preparada pelas Clarissas. Com o coração cheio de saudades agradecemos à Deus e ao Conselho Nacional por essa feliz ideia de nos presentear com a visita do nosso Pai Seráfico, nos 800 anos de nossa Regra e Vida.     Paz e Bem!!

 

Zeila Cecília C e Silva

OFS – Poconé – MT