Home

 

 

GINCANA FRANCISCANA 

 

Paz e bem!

Pelo quinto ano consecutivo em Santa Maria, graças à dedicação de uma excelente equipe de coordenação acontece a Gincana Franciscana, este ano será dia 15 de julho. A Gincana Franciscana é uma tradição que se realiza geralmente nas casas onde existem e atuam os frades (freis) franciscanos, habitualmente ela é realizada no mês de outubro, porque se comemora a festa de São Francisco de Assis dia 04 de outubro.

A Gincana Franciscana tem por objetivo maior fazer com que os participantes conheçam a vida, conheçam algo sobre a vida de São Francisco e dos frades que atuam nas Paróquias. Por isso que algumas atividades sempre estão relacionadas com ensinamentos bíblicos ou passagens sobre a vida de São Francisco é claro sem esquecer Santa Clara que foi uma das seguidoras de São Francisco. Participam da gincana, jovens, crianças e adultos, basta você se inscrever e participar de uma das equipes ou vir presenciar a gincana durante todo dia do evento. Com a ajuda de alguns patrocinadores conseguimos arrecadar bons prêmios para os vencedores, vale apena lembrar que pela segunda vez daremos como prêmio principal 20 passaportes para o Beto Carrero World.

No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Ele é um dos santos mais populares hoje, nomeado como protetor do meio ambiente, da natureza, dos animais, ou seja, o santo da ecologia. Muitos escritores dizem em seus escritos que ele foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi à maior figura do Cristianismo desde Jesus.

A vida de São Francisco se apresenta para nós como um maravilhoso exemplo de alguém que pode mudar respondendo conscientemente à iniciativa de Deus. Já li muitos livros, vários escritos, fiz alguns cursos franciscanos, mas, sempre fica a pergunta, como São Francisco conseguiu responder com tamanha precisão e perfeição ao chamado de Deus?

Até mesmo uma leitura feita às pressas sobre a sua vida revela aquilo que lhe ajudou a crescer no conhecimento de Deus e de si mesmo, a conversão. Para mim o maior encontro causou o impacto relevante em Francisco, que foi o encontro com Cristo crucificado. Levado por uma ansiosa busca de discernimento na sua vida, Francisco entra na pequena igreja dedicada aos Santos Cosme e Damião, popularmente conhecida como S. Damião, próximo da cidade de Assis. Movido no íntimo do seu ser, Francisco se aproxima de uma antiga cruz pintada suspensa sobre o altar e ali abriu o seu coração a Deus Altíssimo, Deus iluminou as trevas do seu coração e lhe deu uma fé inabalável, uma esperança inquebrantável, uma caridade perfeita e uma vida de pobreza. Toda a vida de São Francisco pode ser resumida na busca constante de Deus. E nós frades e paroquianos como membros desta Ordem nos comprometemos a viver com maior generosidade a nossa vocação à santidade, que nasceu do Batismo e que têm em comum com todos os cristãos. O modelo para todos é são Francisco de Assis, que seguiu o Senhor Jesus Cristo escolhendo o caminho evangélico em conversão continua inspirada na oração pela paz, que nos faz instrumentos de paz.

 

Frei Jair R. Pasquali, TOR

 

 

 

CONCLUSÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE

 

 

Depois de um período de árduo trabalho, foi o concluído o primeiro semestre do curso de Teologia. Pra começo de curso, foi bastante puxado, no entanto, foi uma boa introdução daquilo que vem por ai. Neste primeiro semestre estudamos sobre os fundamentos iniciais da Teologia e da Sagrada Escritura, o início da História da Igreja e iniciamos o aprofundamento de alguns “Instrumentos” como a Língua Portuguesa e o Hebraico. A convivência com os professores e colegas tem sido uma experiência muito boa e enriquecedora. Ambos se mostram bem abertos para a troca de experiências e para auxílio quando necessário. Dificuldades sempre há quando se começa uma nova caminhada, nesse sentido, um esforço é essencial e faz parte do processo, não só de aprendizado, como também na transição que deve ser feito entre o estudo e a vida. De modo geral foi um bom primeiro semestre. Temos muita coisa ainda para aprender e a estudar e com o decorrer das aulas vamos conhecendo a riqueza que a nossa história e nossa doutrina tem para nos ensinar.

 

                                                                                     Frei Juciney, TOR

 

 

 

SUGESTÃO DE ORAÇÃO PELO CAPÍTULO GERAL

 

 

Frei Alain sugere que rezemos as preces seguintes – que foram tiradas do Devocionário da Família Franciscana – pelo bom êxito do Capítulo Geral.

 

Preces pelo Capítulo Geral

 

D – Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.

 

T – E renovareis a face da terra.

 

D – O Espírito de Pentecostes ilumine as mentes e abrase os corações de nossos irmãos capitulares.

 

T – Para que, pondo-se docilmente a serviço dos irmãos, busquem sinceramente o que favoreça a vida franciscana no mundo inteiro.

 

D – Virgem Mãe Imaculada, que vos submetestes em tudo à vontade do Altíssimo.

 

T – Obtende-nos o verdadeiro espírito de submissão, do santo fervor e da perseverança no serviço do Senhor.

 

D – Seráfico Pai São Francisco, nós vos pedimos pelos nossos irmãos que vão se reunir em capítulo.

 

T – Responsáveis pelo que nos legastes e que prometemos viver, ilustrai-os na busca do Espírito do Senhor,

 

D – Senhor, corresponsáveis pela santificação da vossa Igreja,

 

T – Fazei que, acolhendo as vossas santas ordens, nos coloquemos a serviço de todos os nossos irmãos.

 

D – Eterno Deus onipotente, justo e misericordioso,

 

T – Concedei-nos a nós míseros, praticar por vossa causa o que reconhecermos ser a vossa vontade, e querer sempre o que vos agrade, a fim de que, interiormente purificados, iluminados e abrasados pelo fogo do Espírito santo, possamos seguir as pegadas de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e por vossa graça unicamente chegar até vós, ó altíssimo, que em Trindade perfeita e Unidade simples viveis e reinais na glória com Deus onipotente por toda a eternidade.

 

 

 

ANIVERSARIANTES DO MÊS

 

15 - Frei Rogério de Souza Correia

30 – Frei Hilário Valcanaia